Dia 24 junho
Lançamento do livro
FAMÍLIAS EM IMAGENS

Organizadoras

Bárbara Copque
Clarice Ehlers Peixoto
Gleice Mattos Luz
X RAM – Reunión Antropología del Mercosur
GT 62- Narrativas imagéticas, mídias digitais e agência no contexto juvenil

As ciências sociais têm observado as culturas juvenis urbanas como entidades fortemente criativas e com um destacado papel social. Estas apropriam-se e criam agência (Gell, 1998) a partir de diferentes recursos do cotidiano para a produção estética e simbólica como elemento de distinção grupal. Nesse contexto, a visualidade vem se destacando cada vez mais. Para a maioria dos jovens, produzir e partilhar imagens tornou-se um elemento central para sua comunicação, construção de identidades e representação de seu mundo. Com a crescente importância que as novas mídias e as tecnologias digitais vem adquirindo nas últimas décadas é necessário repensar essa problemática. A imagem contemporânea tornou-se extensão física e simbólica através da qual o cotidiano dos jovens na metrópole é e ntendido e encenado. Emergem novos códigos e circuitos de comunicação, obrigando-nos a reavaliar a ligação entre esse domínio e os tradicionais recursos usados pelos jovens para construírem significado como o corpo, a moda, o estilo visual, o consumo, entre outros. Esta produção de sentido e comunicação compartilhada da juventude requerem a compreensão de seus significados em virtude da ampliação de sua agência por estes meios.
Neste GT, pretendemos provocar um debate em torno dos processos de produção, representação e consumo estético dos jovens realizados a partir da apropriação das mídias digitais e de suas linguagens: fotografia, vídeo, filme, blogs etc. Acreditamos que essa discussão possa abordar diversas linhas de leitura e perspectivas teórico-metodológicas trespassando as antropologias da juventude, das mídias e visual.

Profa. Dra Yara Schreiber Dines
Pós-doc  em Fotografia - ECA/USP/BRASIL
Grupo de Arte, Cultura&Fotografia - GACF - ECA/USP
Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA/USP

Prof. Dr. Ricardo Campos
Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (Cemri-Uab) - PORTUGAL/Lisboa

Prof. Dr. Andreas Valentin
Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ



Grupo de Trabalho de Antropologia Visual - GTAV-ABA

A Associação Brasileira de Antropologia/ABA é a mais antiga das associações científicas existentes no país na área das Ciências Sociais, ocupando hoje um papel de destaque na condução de questões relacionadas às políticas públicas à defesa dos direitos humanos.
No decorrer de sua história, ela tem sido voz atuante em defesa das minorias étnicas e dos indivíduos discriminados, posicionando-se sistematicamente contra a injustiça social. Sem ter uma linha político-partidária, sua voz inquieta a todos os que não respeitam os direitos humanos. Seu código de ética exige respeito às populações estudadas e clareza dos objetivos da pesquisa para os grupos e populações investigadas.

Em 1996, foi realizado o Concurso de Vídeo Etnográfico no âmbito das atividades da 20ª Reunião Brasileira de Antropologia e, em 1999, a ABA criou no seu corpo diretor o Grupo de Trabalho de Antropologia Visual para assessorá-la nas questões vinculadas à imagem.

O Concurso Pierre Verger está voltado para a área da antropologia visual, e distribui os Prêmios Pierre Verger para filmes etnográficos e ensaios fotográficos. Sua sétima premiação, irá ocorrer na 27ª Reunião Brasileira de Antropologia/RBA, em 2010.

Coleção de Vídeos e Fotos Etnográficos Pierre Verger

Coleção de Vídeos e Fotos Etnográficos Pierre Verger

Coordenações anteriores do GTAV

2000-2002 - Patricia Monte-Mór
2002- 2004 - Cornélia Eckert
2004- 2006 - Renato Athias e Carmen Rial
2006-2008 - Renato Athias
2008-2010 - Clarice Peixoto
2010-2012 - Claudia Turra Magni

Comitê Assessor:
Ana Luiza Carvalho (BIEV/UFRGS e NAVI/UFSC)
Bela Feldman-Bianco (CEMI/UNICAMP)
Carmen Rial (NAVI/UFSC)
Clarice Peixoto (INARRA/UERJ)
Fernando Tacca (UNICAMP)
Lisabete Coradini (NAVIS/UFRN)
Milton Guran
Sylvia Caiuby (LISA-GRAVI/USP)
Cláudia Turra Magni (UFPEL)
Rafael Victorino Devos (NAVI/UFSC)
Edgar Teodoro da Cunha (GRAVI-USP)
Marco Antonio Gonçalves (IFCS-UFRJ)
Rose Satiko Hikiji (LISA-USP)
Silvia Martins (AVAL/UFAL)