X REUNION DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR, Córdoba,
10
a 13 de Julho/Julio de 2013 (Argentina).
GT 62 - Narrativas imagéticas,
mídias digitais e agência no contexto juvenil
Organizadores:
Yara
Schreiber Dines(LISA/Universidade de São Paulo)
Ricardo
Campos (Cemri/Universidade Aberta, Lisboa)
Andreas
Valentin (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Mediação:
Andrea Marques Barbosa ( Unifesp/SP)
As ciências sociais têm observado
as culturas juvenis urbanas como entidades fortemente criativas e com um
destacado papel social . Estas apropriam-se de diferentes recursos do cotidiano
para a produção estética e simbólica como elemento de distinção grupal. Nesse
contexto, a visualidade vem se destacando cada vez mais. Para a maioria dos
jovens, produzir e partilhar imagens tornou-se um elemento central para sua
comunicação, construção de identidades e representação de seu mundo.
Com a crescente importância que
as novas mídias e as tecnologias digitais vêm adquirindo nas últimas décadas é
necessário repensar essa problemática. A imagem contemporânea tornou-se
extensão física e simbólica através da qual o cotidiano dos jovens na metrópole
é entendido e encenado. Emergem novos códigos e circuitos de comunicação,
obrigando-nos a reavaliar a ligação entre esse domínio e os tradicionais
recursos usados pelos jovens para construírem significado como o corpo, a moda,
o estilo visual, o consumo, entre outros. Esta produção de sentido e
comunicação compartilhada requer a compreensão de seus significados em virtude
da ampliação de sua agência por estes meios.
Neste GT, pretendemos provocar um
debate em torno dos processos de produção, representação e consumo estético dos
jovens realizados a partir da apropriação das mídias digitais e de suas
linguagens: fotografia, vídeo, filme, blogs etc. Acreditamos que essa discussão
possa abordar diversas linhas de leitura e perspectivas teórico-metodológicas
trespassando as antropologias da juventude, das mídias e visual.
CRITÉRIOS
RESUMOS
Máximo 350 palavras;
Times New Roman, 12, espaçameto 1,5;
Máximo 1 resumo por autor ou por co-autoria (máximo dois co-autores).
Times New Roman, 12, espaçameto 1,5;
Máximo 1 resumo por autor ou por co-autoria (máximo dois co-autores).
Enviar
propostas para todos os coordenadores (prazo para propostas de trabalhos: até dia 25 de fevereiro/25 de feverero):
Nenhum comentário:
Postar um comentário